O governo dos Estados Unidosliderado por Donald Trump, recuou da promessa de endossar o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em março deste ano, o anúncio do apoio de Trump ao Brasil, em entrevista coletiva na Casa Branca, foi comemorado pelos defensores do alinhamento automático aos EUA como grande vitória.

“Que invertida! Que vergonha!”, comentou o senador Humberto Costa (PE), líder da Bancada do PT no Senado Federal, em sua conta no Twitter. “O lambe-botas do Jair Bolsonaro, que tinha anunciado o apoio americano como grande trunfo, passa mais uma humilhação mundial”, disse ainda o senador pernambucano.

Em julho, o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, havia reiterado o apoio de Washington ao ingresso do Brasil na instituição. Em contrapartida, o Brasil ofereceu a Trump a entrega da plataforma de lançamento de foguetes de Alcântara, liberação de visto para turistas dos EUA e cooperação nas agressões à Venezuela.

No documento, enviado no final de agosto, o secretário Mike Pompeo, informou que os Estados Unidos apoiariam apenas o ingresso da Argentina e da Romênia. “Os Estados Unidos continuam a preferir a ampliação a um ritmo mais lento levando em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão”, afirmou Pompeu na carta.

“Ou Trump não está nem aí para Bolsonaro, ou a burocracia do governo americano não está nem aí para Trump”, assim reagiu o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, segundo o site Brasil 247. No governo do ex-presidente Lula, o Brasil foi convidado e recusou por não ser do interesse econômico nacional.

Por PT no Senado

Ler 62 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top