Companheiras e companheiros da Juventude Petista do estado de SP,

Vivemos tempos difíceis, de avanço do golpismo, do fascismo, de ataques às liberdades democráticas, de desmonte dos direitos da classe trabalhadora, de criminalização da esquerda, do acirramento do genocídio da juventude negra e periférica e da violência contra a juventude LGBT.

No estado de São Paulo, sob a hegemonia tucana liderada por Alckmin e Marcio França, não é diferente. Vivemos aqui uma escalada de retrocessos elaborada pelo QG do golpe – grande burguesia, oligopólio da mídia, aparelhos da justiça, grupos fascistas e partidos de direita – que vem precarizando a vida de milhões de jovens que estão sem empregos, sem acesso à educação e sem condições de viver dignamente, na contramão dos avanços sociais dos governos Lula e Dilma. Porém aqui também temos importantes iniciativas de resistência e de retomada da ofensiva política – como as greves do movimento estudantil universitário; as ocupações das escolas; as paralisações de diversas categorias da classe trabalhadora; a luta das professoras e professores; as mobilizações de massas em defesa da democracia; entre outras.

É nesse contexto que deve se organizar JPT no próximo período, por isso a necessidade de termos uma juventude petista de massas, alinhada com nosso programa democrático, popular e socialista. Só com uma juventude petista articulada com o conjunto da juventude trabalhadora conseguiremos impor derrotas aos nossos inimigos golpistas, reconquistar nossos direitos e avançar em nossas conquistas iniciadas pelos governos Lula e Dilma. Só com a libertação de Lula, preso político, e com a sua candidatura a Presidente poderemos resgatar a esperança de milhões de brasileiras e brasileiros e retomar a construção da democracia em nosso país.

Diante disso e considerando os debates realizados nos últimos meses, a Direção Estadual da JPT-SP faz os seguintes apontamentos e orientações:

1) Reafirmamos a convocação do 4º Congresso da JPT para o primeiro semestre de 2019, em suas etapas municipais, estaduais e nacional, com eleição de delegados e delegadas entre as etapas. Entendemos que só com um Congresso da JPT em que seja garantida a participação de toda a juventude petista será possível fortalecer a Juventude do PT para enfrentar os desafios impostos ao PT e ao conjunto da classe trabalhadora.

2) Com a tarefa de organizar a juventude do estado de São Paulo na luta contra o golpismo, para atuar no período eleitoral e, principalmente, na luta pela liberdade e candidatura do presidente Lula, convocamos um Congresso Extraordinário da JPT-SP para o dia 09 de junho de 2018, na capital paulista, com o compromisso de construção da unidade, observando nosso último congresso.

3) Orientamos os municípios a realizarem seus encontros, com especial atenção a onde não há secretaria municipal ou está desarticulada, mobilizando a juventude contra a agenda de retrocessos dos golpistas e pela defesa da candidatura do presidente Lula, nos seguintes termos:

a) O tema do nosso congresso extraordinário no estado de SP e nos municípios será “Lula Livre, Lula Inocente, Lula Presidente”;

b) Considerando o curto prazo antes do Congresso Estadual, os municípios poderão realizar as atividades até o dia 1° de julho;

c) As direções municipais da JPT podem ser: eleitas, recompostas (por consenso), mantidas (por consenso), a partir dos termos colocados no regimento do Congresso Extraordinário da JPT (anexo);

d) Fundamental convocarmos a participação das e dos jovens filiados petistas, assim como o envolvimento de simpatizantes da JPT em nossas etapas congressuais ou encontros;

e) As comissões organizadoras municipais deverão enviar as informações das atividades (data, local e horário) para a Direção Estadual pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

f) Os municípios que já tenham realizado seus encontros deverão mandar as informações, tais como imagens, resoluções aprovadas, ata de composição da nova direção/comissão e número de participantes, para a Direção Estadual pelo e-mail acima.

São Paulo, 28 de maio de 2018.

Direção Estadual da JPT-S

 

Ler 243 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top