Todo mundo sabe o alívio que dá quando a gente liga para o 192 e a ambulância do Samu chega, na nossa casa, no local de trabalho ou na via pública. Sabemos, e estudos estão aí para confirmar, como o socorro prestado por equipes treinadas para lidar com emergências pode fazer a diferença, evitando sequelas ou mesmo a morte.

Samu é a sigla do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, um programa criado em 2003, no primeiro ano do governo do ex-presidente Lula, quando Humberto Costa era ministro da Saúde. Todos nós temos muito orgulho desse programa que está presente em 3,5 mil municípios brasileiros, já ganhou prêmios internacionais e precisa melhorar cada vez mais.

No entanto, no nosso estado, os governos do PSDB, durante todos estes, se negaram a contribuir para a ampliação e a melhoria do Samu.

O Ministério Público estadual já promoveu uma ação civil pública que apelava para o governo de São Paulo no sentido de que ele assumisse suas responsabilidades nos serviços de transporte móvel de emergência e urgência. E apontava que os atrasos e a falta de atendimento de chamados só seriam solucionados com a participação do Estado no financiamento do Samu.

O governo Luiz Marinho assumirá de fato todo o sistema estadual de saúde e, assim, os municípios vão contar com a participação do Estado no financiamento do Samu. Esse é o nosso compromisso, para São Paulo voltar a crescer, para São Paulo melhorar!

Ler 100 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top