Falta de leitos nos hospitais públicos. Preço caro das passagens e má qualidade do transporte público. Essas foram algumas reclamações que Luiz Marinho, candidato ao governo do Estado pela coligação “São Paulo do Trabalho e de Oportunidades - PT/PC do B”, ouviu em Embu das Artes e Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, neste domingo (23/9).

Durante campanha pelas ruas das duas cidades, Marinho explicou seu programa de governo a comerciantes, funcionários de feira livre e donas de casa. Disse que irá recuperar o sistema de saúde, que os governos do PSDB foram incapazes de coordenar e melhorar, integrando os municípios para atender a população.

Ele propõe, entre outras medidas prioritárias, utilizar um programa de internação domiciliar, experiência que deu certo em São Bernardo, onde foi prefeito por 8 anos.

“Há hospitais com leitos ociosos no Estado. Mas há também hospitais com déficit de leitos. Vamos estimular a internação domiciliar. Há pacientes que necessitam de cuidados médicos, mas não precisam de UTI ou ficar hospitalizados. Então, vamos criar equipes multidisciplinares, que visitem os pacientes em casa, diariamente, semanalmente. Quem decidirá esse tempo será a própria equipe médica.”

Marinho disse que esse sistema deu certo em São Bernardo. “Havia 440 pacientes sendo atendidos em casa. É como se houvesse mais um hospital, com 440 leitos. Com isso, reduziu-se custos e ampliou-se o número de leitos nos hospitais para situações de emergência”, disse. “Vamos implantar esse programa nas cidades em que houver déficit de leitos nos hospitais”, completou o petista.

No programa de governo, Marinho propõe ainda implantar o “Mais Especialidades-SP”, para garantir o acesso, com qualidade, e em tempo oportuno, às consultas, exames e procedimentos especializados feitos por equipe multiprofissional, por meio de parcerias em cada região entre a rede estadual de saúde e os demais serviços municipais já existentes.

Transporte integrado

Marinho voltou a explicar que irá fazer uma integração de linhas, de modalidade e de tarifas no transporte público. “Vamos criar o Bilhete Único Mensal, para que as pessoas possam ter redução no custo do transporte na região metropolitana”, afirmou Marinho, lembrando que, como prefeito, levou essa reivindicação ao governador do Estado, “mas ele nem quis ouvir”.

Questionado por um jornalista sobre a extensão da Linha 4-Amarela de metrô até Taboão da Serra, Marinho disse ser totalmente favorável, comprometendo-se a retomar as obras paradas ou atrasadas no Estado.

O candidato disse também que irá investir na modernização das estações de trem da CPTM, pois há várias que estão “escandalosamente ruins”. “Uma delas tem um cartaz que orienta o cadeirante a procurar o elevador. Só que não existe elevador nessa estação. Isso é propaganda enganosa.”

Direitos trabalhistas

Quando caminhava pela feira livre de Pirajussara, em Taboão, Marinho conversou com uma feirante, que falou da falta de benefícios, de assistência e do excesso da jornada de trabalho. O candidato disse então que, com Fernando Haddad na Presidência, irá lutar para restabelecer os direitos trabalhistas que foram destruídos pelo atual governo federal e seus aliados do PSDB.

Vem com Lula

No fim da tarde de domingo, Marinho participou de ato do movimento “Levante Popular da Juventude”, na avenida Paulista, que saiu pela via cantando e tocando músicas no bloco “Vem com Lula”, homenageando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dando apoio a Marinho ao governo do Estado.

Para baixar as fotos em alta resolução, acesse o link: https://bit.ly/2pxGaiK
Crédito de fotos: Cesar Ogata/Divulgação
Ler 99 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top