Luiz Marinho, candidato ao governo do Estado pela coligação “São Paulo de Trabalho e de Oportunidades - PT/PC do B”, disse que, como governador, irá coordenar as ações do SUS (Sistema Unificado de Saúde) e ajudar os municípios do Estado no financiamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e das UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento).

“O governo do Estado de São Paulo, juntamente com os municípios, pode coordenar o SUS, unindo órgãos públicos e também filantrópicos, como a Santa Casa, a partir de cada região do Estado, para ampliar o atendimento”, declarou.

O candidato falou dessas questões de saúde e de outros pontos de seu programa de governo durante campanha, nesta quinta-feira (27), na Baixada Santista, onde participou de sabatina na Associação Comercial de Santos, a convite, e de entrevistas à imprensa da região.

Marinho disse que a falta de investimentos de 24 anos de gestão tucana no Estado trouxe uma série de problemas, principalmente à população mais carente. “Hoje, São Paulo é um dos dois Estados que não ajudam a União no financiamento do Samu e também das UPAs. Por lei federal, esses equipamentos públicos devem ter financiamento de 50% do governo federal, 25% dos Estados e outros 25% são de responsabilidade dos municípios”, afirmou Marinho.

De acordo com o petista, sem auxílio do governo estadual, muitos municípios têm que arcar com a metade da manutenção do Samu. Algumas cidades têm o serviço prejudicado, já que não possuem verbas para custear o programa, criado em 2003, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Descaso

Questionado sobre outras propostas de governo para a saúde, Marinho declarou que o descaso do governo atual fez com que o índice de mortalidade infantil aumentasse na Baixada Santista, se tornando um dos maiores do Estado.

“Isso é grave. Talvez seja por ausência de investimento em habitação decente. Vamos eliminar as palafitas. Vamos chamar os prefeitos para tirar nosso povo dessa condição sub-humana.”

Ainda segundo Marinho, o Hospital Estadual de Santos opera abaixo de sua capacidade. “Trabalha com apenas 50%. Além de garantir investimentos, se faz necessário um novo hospital em São Vicente, para ampliar o atendimento.”

Investimentos

Uma das suas prioridades para a Baixada Santista, segundo Marinho, é resolver de vez a construção da “ligação seca” Santos-Guarujá. “Desde que nasci, existe essa história da ligação seca. O que já gastaram com a elaboração de projetos dava para ter feito a obra. Vamos estudar qual será o modelo do transporte, mas, com certeza, o que seja mais rápido. Vamos acabar com as bravatas”, disse Marinho sobre o projeto que existe há 60 anos e nunca saiu do papel.

O candidato ainda citou investimentos para agilizar o movimento no Porto de Santos, o maior da América Latina. “Apesar da responsabilidade do governo federal, é preciso democratizar a gestão. Os caminhões devem ir direto para o porto. É preciso investir no ferroanel que chegue direto ao porto. Caso contrário, corremos o risco de perder parte da demanda.”

Segurança

Marinho voltou a falar da reestruturação das polícias do Estado. “Em Santos, de cada dez ocorrências, apenas uma é investigada. Vamos criar uma força-tarefa, com as polícias, Ministério Público e Judiciário, para combater o crime organizado e dar condições para os policiais cuidarem das pessoas, melhorando salários, investindo em tecnologia.”

Questionado sobre os recursos para investir na segurança, o petista disse que o dinheiro virá de uma revisão do Orçamento. “Há mais de R$ 90 bilhões em renúncia fiscal. Vamos checar uma por uma e só manter aquelas que ajudem a gerar emprego.”

Ainda sobre segurança, ao ser perguntado sobre o aumento do efetivo no litoral durante o Verão, Marinho afirmou: “É preciso aumentar o efetivo policial de forma permanente”.

Leia a seguir a agenda da campanha de Luiz Marinho para amanhã (28/9):

9h - Lançamento Plano da Agricultura Familiar para o Estado de São Paulo -

Grêmio Recreativo dos Papeleiros – Est. Municipal do Aeroporto, 741 – Jd. Iracema – Itapeva

16h - Jornal e Rádio Cruzeiro do Sul

Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2800 – alto da Boa Vista – Sorocaba

17h - Caminhada Centro de Sorocaba

Para ouvir o áudio de Marinho durante campanha na Baixada Santista, acesse o link: https://bit.ly/2DJGk0G

Para baixar as fotos em alta resolução, acesse o link: https://bit.ly/2Qd3NIJ

Crédito de fotos: Cesar Ogata/Divulgação

Ler 993 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top