Luiz Marinho, candidato da Coligação “São Paulo do Trabalho e de Oportunidades - PT/PC do B” ao governo do Estado, lançou em Itapeva, nesta sexta-feira (28), seu programa para agricultura familiar. Marinho se comprometeu a comprar os produtos orgânicos para a incluir na merenda, dos pequenos produtores, acima do limite previsto em lei, que é de 30%, em 4 anos de governo.

Marinho enfatizou que a Política Nacional de Alimentação Escolar, criada durante o governo do presidente Lula, determina que esse índice seja o mínimo a ser comprado dos produtores em agricultura familiar, “e não o máximo”. “Como governo, teremos condições de comprar mais, e isso irá depender da capacidade da produção e da logística para garantir o fornecimento, no que iremos ajudar.”.

“Hoje, no Estado, a compra desses produtos orgânicos é praticamente zero. Por isso vamos aprofundar o processo de organização dos agricultores familiares, debater com as cooperativas e capacitar a todos para o fornecimento direto da produção ao Estado”, afirmou o candidato.

Ainda no lançamento do programa para agricultura familiar, que ocorreu no ginásio recreativo do Sindicato dos Papeleiros, em Itapeva, Marinho disse que, como governador, irá colocar técnicos à disposição dos agricultores para organizar a logística de produção e distribuição.

“Vamos instituir políticas para que nossos institutos [de agricultura] e universidades apoiem com pesquisas para o combate às pragas, como forma de crescer a produção orgânica de agricultura familiar em nosso Estado.”

O candidato petista também se referiu à criação do banco de fomento e desenvolvimento para dar linha de crédito, a juro mais barato, para os pequenos agricultores. “Com apoio, é possível transformar o Estado de São Paulo no maior produtor de orgânicos do país e da América Latina”, disse Marinho.

Em entrevista à imprensa, em Itapeva, Marinho disse também que tem plano de apoio aos municípios para as estradas rurais, de terra, vicinais, para melhorar a qualidade das pistas e reduzir o custo do escoamento da produção. “Se você tem estrada ruins, vai encarecer o preço dos produtos.”

Do programa de governo de Marinho, constam também outras medidas que serão implementadas a partir de janeiro de 2019. Uma delas será apoiar a associação entre os produtores, com a formação de cooperativas para a aquicultura, pesca e diversificação produtiva da pequena e média agropecuária.

Marinho ainda pretende atuar para regularizar assentamentos e destinar à reforma  agrária terras públicas do Estado passíveis de uso na agricultura. O petista irá reforçar a pesquisa agropecuária, em benefício da agricultura familiar carente, dando suporte técnico e acompanhamento especializado nos 521 dos 645  municípios paulistas enquadrados como de vocação rural.

Para ouvir Marinho ao falar sobre agricultura familiar, acesse: https://bit.ly/2OgPLbX

Para baixar as fotos em alta resolução, acesse o link: https://bit.ly/2P1pImg

Crédito de fotos: Cesar Ogata/Divulgação

Confirma abaixo a agenda de Marinho para amanhã, domingo e segunda-feira:

Sábado (29/9)

12h20 – Debate Record

Rua do Bosque, 1.449 - Barra Funda

16h – Mulheres Unidas contra Bolsonaro

Largo da Batata

 

Domingo 30/09

9h – Plenária Mov. Moradia

Rua Pres. Café Filho – Jd. Das Praias – Diadema

Segunda-Feira (1º/10)

10h20 – Fotos “Estadão”

Rua Gabriel Piza, 425 – Santana

10h30 – Fala na Fermesp (Federação das Entidades Representativas dos Militares do Estado de São Paulo)

Rua Gabriel Piza, 425 – Santana

11h30 – Caminhada em Santana

Ponto de encontro – em frente à Fermesp

Após caminhada - Reservado para preparação para Debate

 
Ler 601 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top